7ª JORNADA DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE MINAS GERAIS

 

 

 

 

 

 

“A Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, JPC-MG é uma ação promovida pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA/MG. Tem por finalidade mobilizar municípios, entidades e agentes culturais para a realização de atividades que sensibilizem a sociedade para a promoção, valorização e preservação do patrimônio cultural.”
Na edição 2019, a 7ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais abordou o tema: “Culinária e Patrimônio”. As atividades que foram desenvolvidas para promoção e divulgação cultural foram baseadas na rica diversidade da culinária mineira, seus diversos pratos tradicionais, modos de fazer, saberes e sabores.

A Secretaria Municipal de Cultura de Piedade do Rio Grande em parceria com o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e as Escolas Municipais Hildebrando Teixeira e Gabriel de Rezende Passos, desenvolveram as atividades da Jornada no Distrito de Santo Antônio do Porto (Azeite), onde fizeram uma visita guiada até a casa da Dona Geralda, que juntamente com outros moradores locais, receberam os alunos, professores e conselheiros para demonstração da tradicional receita da broa de fubá de panela e também do típico macadame. Uma experiência muito rica e importante para o resgate dos modos de fazer e valorização da memória e cultura local. As atividades também contemplaram a abertura de um casarão à Rua Roque Rivelli, e a exposição de cartazes e cadernos de receitas elaborados pelos alunos!

 

 

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Piedade do Rio Grande-MG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *