AIURUOCA MG

aiuruoca_001_500

Serra do papagaio – Aiuruoca MG

Aiuruoca e integrada ao circuito turístico Terra Altas da Mantiqueira. O acesso à sede do município é feito pela rodovia AMG-1035 a partir do entroncamento com a BR-267

Picos

São vários picos com altitudes que variam de 1.300 metros a 2.357 metros de altitude.

Cachoeiras – são mais de 85 sendo que cerca de 40 são visitadas constantemente e impressionam por sua beleza.

Esportes de Aventura – rapel, canyoning, escalada, tirolesa, rapel guiado, off-road, mountain bike, mini-rafting, rafting, boia cross.

Roteiros de Passeios – são inúmeros e atendem a todos os públicos.

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição – datada de 1726, com antigos altares de madeira.

Na cultura aiuruocana, destacam-se o Museu Municipal Doutor Júlio Arantes Sanderson de Queirós, as festas religiosas, destacando-se a Semana Santa de Aiuruoca celebrada desde o início da Comunidade, reestruturada desde 1726 e é tombada como patrimônio histórico municipal em novembro de 2010.

Calendários de festas e eventos

Semana Santa – Celebrada desde o início da Povoação e reestruturada em 1726, sendo reconhecida como uma das mais tradicionais do Estado de Minas Gerais. Na semana Santa de Aiuruoca, pode-se ainda observar os antigos ritos da Igreja Católica, as procissões, os cortejos, a missas em latim e ouvir a genuína Música Barroca Mineira através da centenária Orquestra e Coral de Aiuruoca.

Agosto – Festa de Aniversário da Cidade nas Praças, ruas e clubes da cidade. Comemoração da Fundação e da Emancipação Política e Administrativa do Município.

Móvel – Carnaval antecipado criado em 1938, o primeiro carnaval antecipado de Aiuruoca – na Praça da Matriz (principal). Acontece uma semana antes do carnaval oficial. Foi instituído devido a uma proibição de um padre (Monsenhor Nagel)

8 de dezembro – Festa da Padroeira N. Sra. da Conceição.

6 de janeiro – Festa de Reis nas Zonas Rurais. Festa realizada por grupos folclóricos da zona rural. É uma comemoração ao nascimento do Menino Jesus.

Domingo – Forró na praça à noite onde o povo da cidade e turistas curtem um dançante forró para ser divertir e curtir o domingo