Cerca de 120 jovens farão juramento à bandeira em Lima Duarte

 

Aproximadamente 120 jovens nascidos em 2001 e que se alistaram em 2019 deverão participar da solenidade de juramento à bandeira em Lima Duarte. A cerimônia será realizada, a partir das 9h, desta sexta-feira (25), na Praça Juscelino Kubitschek no Centro.

No dia da solenidade, as recomendações é que o jovem compareça trajando calça jeans e camisa branca, não sendo permitido o uso de boné, brinco e piercing.

Segundo a Secretária da Junta de Serviço Militar, Rose Cristina Ueb da Silva, o juramento é importante para que o jovem regularize a sua situação. “Em tempos de paz, o serviço militar no Brasil vai dos 18 aos 45 anos. Depois dessa idade limite, o cidadão é desobrigado do serviço”.

O juramento à bandeira seguido do hino nacional é uma forma de o cidadão se comprometer com a defesa da pátria. A secretária faz um alerta para que os jovens compareçam ao evento. “A gente pede para que os jovens não se esqueçam do juramento, porque isso pode complicar a vida deles”, ressalta.

Os cidadãos que foram dispensados da prestação do serviço militar também devem comparecer para o cumprimento do juramento à bandeira. A partir de 11 de novembro ele deverá comparecer a Junta do Serviço Militar munido do seu CAM (documento provisório dado no ato do alistamento presencial), onde será concedido o Certificado de Dispensa de Incorporação, documento fundamental para o jovem.

De acordo com Rose Ueb, esse documento é exigido em várias ocasiões, como na hora de tirar passaporte, se inscrever em concurso público, tirar carteira profissional, título de eleitor, CPF, matricular em escolas, faculdades e conseguir emprego.

Fonte: Carlos Santos

Jornalista / Repórter / Colunista. Rádio Premium FM 107,7 – Diário Regional – TVE/JF – Rádio Globo JF – Diretor Geral no LD Notícias.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *