Dermatologista Da Clínica Laudare Dá Dicas Para Cuidados Com A Pele No Verão

 

No verão o cuidado com a pele deve ser redobrado. Isso porque nessa época do ano, a radiação solar é mais intensa o que aumenta os casos de doenças como o câncer de pele. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, o risco é ainda maior. O país tem o clima tropical e muito atrativo para realizar atividades de lazer ao ar livre.

O câncer de pele, causado principalmente pela exposição excessiva ao sol, é o mais frequente no Brasil e no mundo. É mais comum em pessoas com mais de 40 anos e raro em crianças e pessoas negras.

Para falar sobre o assunto conversamos com o Dr. Francisco Cabral, dermatologista da Clínica Laudare em Lima Duarte. “Nessa época é importante a preocupação com as radiações solares. No verão aumentam o risco de queimaduras, câncer de pele e outros problemas ocasionados pelas radiações”, disse.

De acordo com o especialista, o filtro solar é um item indispensável no requisito proteção e é recomendado o uso com produtos com fator de proteção solar (FPS) 30, ou superior, são recomendado diário e reaplicar após 6 horas de uso. Porém, exige um pouco de atenção, esse tempo diminui se houver transpiração excessiva ou se entrar na água. “Em crianças, inicia-se o uso do filtro solar a partir dos seis meses de idade, utilizando um protetor adequado para a pele que é mais sensível”, explica o dermatologista.

Para ele, os hábitos diários também são fundamentais. “As temperaturas mais quentes exigem hidratação redobrada. Deve-se elevar a ingestão de líquidos no verão e abusar da água, do suco de frutas naturais e de água de coco. É considerável manter a pele hidratada, pois ajuda a manter a quantidade adequada de água na pele”, ressalta.

É primordial o uso de roupas leves, principalmente se for de algodão, uma vez que eles bloqueiam a maior parte da radiação UV. E também oferecer um fresco na estrutura física. As estações mais quentes causam mudanças nas rotinas alimentares e no comportamento das pessoas.

Sobre alimentação, Cabral dá dicas importantes. “No calor, não podemos descuidar de boa alimentação. São aptos os consumos de legumes, verduras, frutas, vitaminas e minerais. Alimentos leves são bem vindos. Não é recomendado uso de alimentos muitos calóricos, em razão de que pode ocorrer sobrecarregar o organismo e dificultar inclusive o funcionamento do intestino”, finaliza o especialista.

A Clínica Laudare tem os melhores especialistas, onde o paciente recebe um tratamento diferenciado, humanizado com segurança e conforto, dentro de suas condições com um atendimento acessível.

A Clínica está situada a Rua José de Sales, 169, no Centro de Lima Duarte. Informações podem ser obtidas através do telefone: (32) 3281-3198.

Fonte: Carlos Santos

Jornalista / Repórter / Colunista. Rádio Premium FM 107,7 – Diário Regional – TVE/JF – Rádio Globo JF – Diretor Geral no LD Notícias.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *