Dicas de viagem e Turismo

Cachoeira do Azeite – Piedade do Rio Grande MG Foto: Rui Ernani Teixeira

 

Quando buscar por um roteiro turístico o turista deve escolher por roteiros que permitam conhecer a cultura e as belezas naturais que valorizam o local visitado. Se for possível leve garrafas de água e sacolas plásticas reutilizáveis, recolha o lixo que produzir evitando que resíduos de alimentos entres outros possam se espalhar pelos ambientes naturais.

Escolha roupa mais leve e confortável, mas lembre-se que cada região tem seu clima diferente em determina época do ano por isso e bom se informar o máximo possível da cidade,região, estado ou pais onde o roteiro esta programado.

Ao fazer compras durante a viagem, de preferência aos produtos locais assim o turista pode contribuir com a geração de empregos e agregar valores ao comercio local.

Se for viajar por agencias ou com guia de turismo procure sempre por profissionais, respeite sempre os limites de acesso aos pontos turísticos como cachoeiras, praias, montanhas, trilhas, patrimônios públicos, monumentos histórico igrejas e etc.

Cachoeira dos Bambuzais – Piedade do Rio Grande MG Foto: Rui Ernani Teixeira

 

Tipo de turismo

  Existem diversos tipos de turismo, dentre os quais destacamos:

Aventura: Realizado por mochileiros, onde praticam o trekking, percorrendo trilhas.

Balneário: São viagens para praias, rios, lagos, represas, piscina, tudo que envolva água. É realizados pelos mais diversos tipos de pessoas.

Científico: É realizado normalmente por cientistas, professores e estudantes. São viagens com o objetivo de estudo científico.

Compras: São viagens realizadas aos centros comerciais e zonas francas. Como Miami e São Paulo. Normalmente é praticado por pessoas que possuam um poder aquisitivo alto.

Cultural: Tem como finalidade a busca por outras culturas, hábitos, costumes, folclore, gastronomia, história, teatro, cinema, arquitetura e arte. É muito procurado por pessoas intelectuais.

Desportivo: São eventos esportivos como as Olimpíadas, Fórmula-1, Copa do Mundo. São praticados pelos esportistas, mas principalmente pelos fiéis torcedores.

 

Parque Estadual do Ibitipoca / Foto: LD Noticias – Portal de Noticias de Lima Duarte MG

 

Ecológico: São viagens feitas por ambientalistas, ecologistas, e pessoas que se interessam pela preservação ambiental. Aqui no Brasil um dos lugares mais procurados para esse tipo de viagem é a Amazônia e o Pantanal.

Eventos: São viagens realizadas para feiras e exposições, tendo como bom exemplo, a Bienal do Livro, que recebe pessoas do mundo inteiro. São praticados por pessoas que trabalham na área e por pessoas que tem o intuito de conhecer eventos.

Férias: São realizadas principalmente nas férias escolares e casualmente nas férias do trabalho. É muito comum essas pessoas procurarem lugares de descanso e descontração.

 Marítimo: São realizados em cruzeiros e navegações.

Montanha: É procurado principalmente pelo clima frio e a beleza na paisagem. É o segundo turismo mais praticado no mundo.

Religioso: São feitas por peregrinos, religiosos e praticantes que procuram visitar igrejas, templos, centros de peregrinação, um bom exemplo é Aparecida do Norte.

Rural: São viagens onde o turista estabelece contato com a natureza, se hospedando em fazendas. É praticado por pessoas que gostam de estar em contato com a vida no campo.

Saúde: Muito procurado por mulheres, onde é possível relaxar e recuperar as energias e o corpo. Geralmente são representados por spas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *