Escolas Municipais, Gabriel de Rezende Passos e Hildebrando Teixeira, desenvolveram atividades sobre a Congada e Moçambique

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

As turmas do 5° ano das Escolas Municipais, Gabriel de Rezende Passos e Hildebrando Teixeira, desenvolveram atividades sobre a Congada e Moçambique de Nossa Senhora do Rosário, aqui da nossa cidade. Com orientação dos professores coordenadores do projeto, os alunos elaboraram trabalhos escritos, participaram de roda de conversa com integrantes da congada e Moçambique e também fizeram visitas nos espaços de apresentação do grupo durante a semana da “Festa de Maio”. Para além dessas atividades, os alunos tiveram a oportunidade de visitar a Cidade mineira de Simão Pereira.
Uma viagem muito produtiva, com muitas novidades e novos aprendizados. Um contato direto com evidências culturais do passado colonial e imperial mineiro, seus costumes, práticas, e saberes que hoje encontram-se preservados como Patrimônio Histórico Cultural da cidade de Simão Pereira: Casarão do Registro do Paraibuna, onde eram feitos os registros da Coroa Portuguesa, inclusive a cobrança do quinto do ouro; O Cemitério da Rocinha da Negra, situado na Fazenda do Paraibuna, onde repousam importantes nomes da História de Simão Pereira desde o auge da economia cafeeira; e o Conjunto Paisagístico do Cemitério da Rocinha da Negra, onde ainda existe preservada uma das rotas do chamado Caminho Novo, rota dos viajantes à Caminho da região das minas de ouro e que também guarda registros da passagem do alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

À Caminho de casa também tivemos a oportunidade de visitar a Antiga Capela de Nossa Senhora da Conceição do Registro do Caminho Novo, atual Igreja do Rosário da cidade de Matias Barbosa-MG. (Capela Tombada pelo IPHAN, em 1969).
Uma experiência fantástica realizada graças à parceria entre as Escolas Municipais Gabriel de Rezende Passos e Hildebrando Teixeira, os professores coordenadores do projeto, à Prefeitura Municipal, as Secretarias de Cultura de Piedade e de Simão Pereira, e o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural.
Agradecimento especial ao nosso conterrâneo, Geraldo (Secretário de Cultura de Simão Pereira) pela recepção, pelas informações, e disposição em nos acompanhar durante a visita!

Fotos: Paulo Henrique da Silva Ribeiro

FONTE: SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO DE PIEDADE DO RIO GRANDE-MG

CRÉDITOS: PAULO HENRIQUE DA SILVA RIBEIRO

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E MEIO AMBIENTE

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *