Festival Nacional de Teatro de Barbacena/ Edição 2017

EDIÇÃO 2017

O Festival Nacional de Teatro de Barbacena/ Edição 2017, ocorrerá nos dias 26, 27, 28, 29 e 30 de julho, e promete trazer para nossa cidade dezenas de artistas, produtores e diretores de várias partes do Brasil. Se em 2016, segundo a midia local e regional, o festival foi um marco histórico para a cidade, a diretoria do Instituto Curupira garante que a edição 2017 será ainda melhor. Serão 5 dias de espetáculos de grupos de várias cidades e estados brasileiros, numa grande e importante troca de linguagens, cultura e fortalecimento artístico, de forma acessível para nosso povo e sustentavelmente calcada em princípios eco relacionais fundamentais. Interessados poderão acessar o edital enviando e-mail para festivalcurupira@gmail.com. As inscrições, em nível nacional, tamanha a repercussão do evento, começarão ainda em janeiro.

Em entrevista, Delton Mendes, diretor internacional do Instituto Curupira, Talita de Paula e Nágela Khallil, diretoras de núcleo da instituição, falaram um pouco sobre os eventos e a relevância deles para as questões culturais e ambientais da cidade e da região:

“O Instituto Curupira acredita e trabalha com processos alternativos de educação ambiental e vivência ecológica. Compreendemos a arte como um instrumento fundamental de sensibilização e construção de valores sociais e ambientais e, justamente por isso, em Barbacena, trabalhamos tão forte com o incentivo ao acesso à cultura por nosso povo. (…) Os festivais são a parte mais forte dessa nossa linguagem e somente ano passado conseguimos atingir aproximadamente 14mil pessoas de forma direta com eles, e mais de 40 mil de forma indireta, via redes sociais e outras plataformas de comunicação, como rádio e TV. Se todas essas pessoas de alguma maneira perpetuarem um pouco de nossa esperança de mudança de mundo, estaremos satisfeitos.(…)  Convidamos nossa população a acompanhar nosso trabalho e incentivar esses eventos, pois são símbolos de liberdade e força para nossa cidade.” 

O Instituto Curupira é uma ONG em formato de escola alternativa e não possui nenhuma ligação partidária e nem com qualquer empresa em seu cerne existencial. Foi fundado como instituição formal em 2011, por Delton Mendes, em Barbacena, e hoje atua internacionalmente, sendo grande orgulho para a cidade e região.

Fonte: BarbacenaMais – Portal de Notícias e Assessoria de Comunicação