Festival ‘’Sabores Agosto’’ e Feirinha da Boa Zona Movimentam Cultura e Economia em São João Del Rei

Durante todo o mês de agosto o festival gastronômico e cultural ‘’Sabores Agosto’’, realizado no Barteliê, é uma opção para as pessoas que querem ouvir boa música acompanhada de uma boa refeição. A feirinha que acontece na rua do bar e restaurante, em sábados intercalados, tem como proposta acolher as famílias da cidade e turistas que estão a passeio.

 

O nome do evento, que é bastante criativo, foi pensado pelo atual dono do local Hamilton Vieira, que quis fazer uma brincadeira com o mês de agosto. Ele contou em entrevista como surgiu a ideia do evento: ‘’O próprio Barteliê tem um histórico de realização de eventos que promovem  o desenvolvimento da cultura local, e o mês de agosto as atividades ficam mais paradas na cidade. O objetivo é proporcionar novas experiências com pratos diferentes, porém com preço acessível para a população. ’’

 

A escolha das refeições que serão oferecidas durante o festival foi também um ponto crucial, já que esse se estende ao longo de todo o mês. Para ajudar na composição dos pratos, Hamilton convidou o chef de cozinha Luís Felipe que o ajudou a montar um cardápio diferenciado. ’’Montamos então mais algumas opções, mas que não são exclusivamente de pessoas que não comem carne utilizei, por exemplo, a berinjela já que muitas pessoas comem. E mantendo um preço acessível para que as pessoas saiam de casa e possam curtir uma boa música e uma boa refeição’’, afirmou o dono do restaurante em entrevista.

 

No último sábado (12), aconteceu também a Feira da Boa Zona, um espaço que uniu artes, design, moda, fotografia, cosméticos naturais, comida artesanal, antiguidades, literatura, teatro, música e brechós. Localizada na mesma rua do bar e restaurante Barteliê, os dois eventos se complementam para criar uma programação que atrai tanto as famílias da cidade, quanto os turistas que estão visitando São João Del Rei.

 

Uma das atrações da feira e que chamou bastante atenção dos visitantes é a da companhia Valentina de teatro. Criada em Araxá, o grupo teatral está em São João Del Rei há seis meses e traz para a feira diferentes técnicas teatrais. O diretor e ator Léo Ortiz, contou como expõe seu trabalho na feira: ‘’como não somos feirantes e nem artesãos, resolvemos utilizar essa tenda, para expor nosso trabalho e também fazer intervenções teatrais. Hoje trouxemos a caixinha de Lamb- Lamb que é uma técnica brasileira de mini teatro. ’’ Segundo Léo, esse estilo de teatro e outros com a utilização de máscaras, sombras e objetos é pouco praticado na cidade e chama bastante atenção de quem foi até a feira.

A união do festival ‘’Sabores Agosto’’ com a Feira da Boa Zona, é uma opção para quem deseja uma programação diferente do usual e também para apoiar a economia local. Com artistas e feirantes locais, o dinheiro ali gasto fica na cidade e traz um incentivo a mais para que outros eventos, que prestigiem a produção cultural local.

 

Texto/VAN: Lucas Teixeira

Foto/VAN: Maria Júlia Teixeira

Colaboração: Victoria Souza