Paisagem são-joanense é foco de exposição fotográfica em Belo Horizonte

Exposição fotográfica de Thais Andressa no Centro Cultural UFMG, em Belo Horizonte. Fotos: Divulgação

Registros do cotidiano de São João del-Rei ganham espaço na série “Cidade Refletida”, da fotógrafa Thais Andressa, e estão em exposição no Centro Cultural UFMG, em Belo Horizonte, até 12 de abril de 2020.

Um dos intuitos da mostra da fotógrafa mineira, da região do Campo das Vertentes, é chamar a atenção para o patrimônio histórico e para a preservação da memória da cidade de São João del-rei (MG). Nesse trabalho, Thais buscou um olhar mais contemplativo e poético sobre a paisagem urbana. “Sempre tive interesse por arquitetura e história. Fotografar a cidade me permite narrar visualmente um pouco dos aspectos históricos da localidade e as transformações que acontecem no espaço”, ressalta a fotógrafa. Situada a aproximadamente 200 Km da capital mineira, São João del-Rei (MG) é atrativa para turistas de diversas regiões do Brasil e do mundo.

 

 

A série “Cidade Refletida” tem como destaque registros feitos através de reflexos formados em poças d’água e em outras superfícies espelhadas. “As imagens que se formam, lembram-me aquarelas e, mostram um cenário que mexe com a imaginação”, declara Thais. Para o professor e historiador Augusto Leonel Ribeiro, em suas imagens, a fotógrafa consegue captar a alma, a essência, dessa cidade riquíssima em cultura, arte e religiosidade. “Seus reflexos revelam o cotidiano de uma cidade que preserva tradições e o estilo interiorano de vida, ao mesmo tempo em que avança e se dinamiza”, afirma o historiador.

 

 

A jornalista e escritora Deborah Vieira comenta que a jovem fotógrafa, Thaís Andressa, convida os espectadores da exposição para um novo olhar da cidade histórica, na qual o conhecido torna-se extraordinário. “Tendo o reflexo da água como moldura, as fotografias nos fazem viajar no dia a dia da cidade, seus habitantes, costumes e da confluência entre passado, presente e, quem sabe, futuro. Algumas imagens, como pinturas em aquarela, brilham diante dos olhos”, completa Deborah. A mostra conta com cerca de 40 fotografias realizadas entre 2016 e 2020. A exposição que teve abertura no dia 6 de março, segue aberta à visitação até 12 de abril.

Vale ressaltar ainda que os trabalhos da fotógrafa foram tornaram-se capa e capítulos da última edição da revista Mais Vertentes, Especial 306 anos de São João del-Rei. Veja aqui.

 

 

Sobre a fotógrafa

Thais Andressa é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). A fotógrafa realizou exposições individuais no Centro Cultural UFSJ, no Museu Regional de São João del-Rei e no Centro Cultural Sesi Minas Ouro Preto. Entre suas principais referências na área da fotografia estão: Henri Cartier-Bresson, Vivian Maier e Francesca Woodman. Além da fotografia, Thais atua na área de produção cultural, na cobertura de eventos artísticos e culturais, na região do Campo das Vertentes. Também se dedica à pesquisa sobre fotografia com foco no protagonismo feminino. Tem trabalhos fotográficos publicados nas revistas “Mais Saúde & Bem-Estar” e “Mais Vertentes”.

 

Exposição “Cidade Refletida”

Abertura: 06 de março de 2020 | às 19 horas

Visitação: até o dia 12/04/2020

Terças a sextas de 10h às 21h

Sábados e domingos de 10h às 18h

Espaço Experimentação da Imagem

Entrada gratuita

Contato: thaisandressaphoto@gmail.com

Instagram: @thais.andressa_ar

Fonte:

Adriano Vianini

Mais Vertentes
Diretor de redação

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *