Piedade do Rio Grande realiza a Semana na Escola, mobilizando os alunos no combate ao Aedes aegypti

A Secretaria Municipal de Saúde de Piedade do Rio Grande, junto com as escolas da rede pública de ensino realizaram no dia 22/11/17, 23/11/17 e 30/11/17, a Semana Saúde na Escola contra o Aedes aegypti. O foco foi envolver os estudantes em atividades para identificar e eliminar os criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e vírus da Zika. As ações foram realizadas pelas acadêmicas de medicina da UFMG, Lívia Pires Calastri e Izabela Cristina de Faria Martins, de forma articulada com as equipes da atenção básica e os profissionais da educação.

 

Nos últimos anos, a secretaria municipal de saúde vem intensificando as ações educativas e informativas entre a população, inclusive no ambiente escolar.
A iniciativa é uma das ações de mobilização que integra o Programa de Combate ao Mosquito Aedes aegypti.

Todos os anos, profissionais da saúde e educação trazem para o trabalho no ambiente escolar o tema em destaque no país. A proposta é mobilizar as equipes das escolas, unidades de saúde, familiares e toda a comunidade na adoção de práticas sanitárias e saudáveis que mantenham os ambientes escolares e residenciais, sempre limpos e seguros. O objetivo é eliminar qualquer foco que possa servir como criadouro para larvas do mosquito.
A meta é que toda informação obtida na escola seja compartilhada com a comunidade, orientando a população sobre como agir no combate ao Aedes aegypti. “A mobilização é fundamental para redução dos focos do Aedes aegypti. Essa ação conjunta, com envolvimento de todos, é o que torna esse trabalho possível” enfatizou a secretária municipal de saúde Ailda Sônia. “O ambiente escolar produz resultados, não só imediatos, mas para a vida toda, na medida em que trabalhamos na educação da criança que, quando conscientizada, consegue envolver toda a família”, completa a secretária de saúde.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Piedade do Rio Grande/ MG