Ronaldo Simões Coelho é o homenageado no 11º Felit

Evento mergulha nas raízes sanjoanenses através da obra do autor natural de São João Del Rei.

O 11º Festival de Literatura de São João Del Rei, Felit, promete ser um mergulho nas raízes da cidade dos sinos e na valorização da identidade local. É que este ano o autor homenageado é um filho da terra. “Cada ano nós escolhemos um renomado autor para a partir da obra dele discutir a literatura brasileira. Como o tema era literatura infanto-juvenil, escolhemos o Ronaldo Simões Coelho”, revelou o produtor Lúcio Teixeira de Carvalho.

O escritor tem grande destaque no cenário nacional dentro do gênero e já publicou 60 livros, sendo que alguns destes foram selecionados para o catálogo da Biblioteca Internacional de Munique e outros tantos publicados em países de língua espanhola.

Dentro da programação, que acontece em setembro, estão previstas atividades literárias para crianças durante três dias do festival. A rede municipal de ensino e algumas escolas particulares foram mobilizadas e estão trabalhando as obras do sanjoanense para se apresentarem na abertura do evento no Teatro Municipal. Em clima de grande expectativa, Carvalho promete muita cultura. “Vai ter peças adaptadas, contação de história, dança, música, canto… Uma surpresa até para nós, que não sabemos o que eles estão preparando”.

Além das atividades infantis, outros escritores convidados participarão de mesas redondas no Centro Cultural Feminino e Centro Cultural da Universidade Federal de São João Del Rei, Solar da Baronesa. E, este ano, o Felit também fez uma parceria com o Museu de Arte Sacra, onde ocorrerão oficinas de valorização patrimonial.

“A obra de Ronaldo Simões Coelho tem tudo a ver com São João Del Rei, porque muitas de suas histórias são contextualizadas na cidade e trazem suas memórias da infância e adolescência”, justifica Carvalho que, com a escolha, quer emocionar crianças e adultos no Felit.

Uma campanha pela “Palavra Bem Dita”

O produtor também faz um convite para a população participar da campanha de arrecadação de recursos para o Felit. Carvalho revela que desde o ano passado, com a crise política e econômica, as empresas que patrocinavam o evento pela Lei Rouanet pararam de investir. Para não deixar a iniciativa cultural e educativa morrer, várias urnas serão distribuídas pelos estabelecimentos comerciais da cidade. Nelas, qualquer um pode ajudar colocando qualquer quantia.

A iniciativa teve início no ano passado e, com o resultado positivo, a organização do Felit está com uma campanha também nas redes sociais este ano, desde março. Via a Associação Palavra Bem Dita, uma organização sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública e parceira do festival, depósitos podem ser feitos, também sob qualquer valor para custear o festival na cidade (Logo abaixo, os dados para quem deseja contribuir). “Ganha com a contribuição todo mundo! A rede hoteleira, os bares, os restaurantes, o comércio… A Felit aquece o turismo em São João Del Rei”, disse Carvalho.

Associação Palavra Bem Dita

Banco do Brasil

Agência 0162-7

Conta Corrente 50312-6

Foto/Felit: Ronaldo Simões Coelho

Texto/VAN: Daniela Mendes