SANTANA DO GARAMBÉU MG

Santana

Localizada na micro região do Alto Rio Grande entre a Serra da Mantiqueira e os Campos das Vertentes de Minas Gerias, Santana do Garambéu data seus primeiros habitantes na primeira metade do Séc. XVII, com a exploração do ouro às margens do Rio Grande. Inicialmente, do lugar denominado de “Ponte do Garambéu” surgiu o povoado de Garambéu, tendo sua padroeira Santana, que foi elevado à condição distrital pelo município de Barbacena no ano de 1836. Em 1884, o distrito passou a ser parte do município de Lima Duarte até a sua emancipação em 1962, que através da Lei n° 2764 de 30 de dezembro daquele ano, foi elevado a município, recebendo o nome de Santana do Garambéu, em homenagem a padroeira SANT’ANA. As solenidades de emancipação ocorreu em 02 de março de 1963.

As festas mais tradicionais são: Festa da Padroeira que ocorre no mês de julho e a Exposição Agropecuária, realizada no mês de junho. Nestas oportunidades os santanenses ausentes se reencontram e os visitantes aproveitam para conhecer e desfrutar das maravilhas oferecidas pelo município.

Sua população recenseada em2010 era de 2.235 habitantes.

Liga Barbacena a Ibertioga, de onde é possível ir para Santana do Garambéu passando por estrada recém-asfaltada.

Passa por Andrelândia, município vizinho a Santana do Garambéu.

Ocorre na última semana de julho, a festa de SANT’ANA, período em que a cidade recebe várias pessoas vindas principalmente de cidades vizinhas, como Ibertioga e Andrelândia. A cidade tem como principais pontos turísticos, cachoeiras que se encontram aos arredores da cidade. A mais próxima da área urbana é a Cachoeira da Água Limpa, localizada a aproximadamente três quilômetros do centro do município.

Imagem tirada Da Internet