SÃO JOÃO DEL REI MG

Igreja de Sao Francisco de Assis
Igreja de São Francisco de Assis

São João Del-Rei é um município brasileiro da região do Campo das Vertentes, pertencente ao estado de Minas Gerais. É uma das maiores cidades setecentistas mineiras. A cidade foi fundada por bandeirantes paulistas, considera-se Tomé Portes Del-Rei como seu fundador.

Localizado na Bacia do Rio Grande, tem seu relevo formado pelas serras do complexo da Serra da Mantiqueira. É um polo para cidades do sudeste e sul de Minas Gerais. O aeroporto Prefeito Otávio de Almeida Neves, localizado na Regional Colônia (Zona Norte da cidade), é o mais importante da região.

Dotada de uma vasta gama arquitetônica, na qual não se restringe apenas ao Barroco. Mesmo na região do Centro Histórico é possível observar diversas linhas arquitetônicas. São João Del-Rei é conhecida também por ser uma cidade universitária devido a presença da UFSJ, do IPTAN e IF-Sudeste de MG, além do grande número de repúblicas estudantis espalhadas pela cidade.

Nasceram em São João Del-Rei os presidentes eleitos do Brasil Tancredo Neves, o cardeal dom Lucas Moreira Neves, Otto Lara Resende, padre José Maria Xavier (compositor sacro), Francisca Paula de Jesus (a “santa” Nhá Chica, que está em via de ser canonizada pelo Vaticano), dentre outros.

Patrimônio histórico A cidade de São João Del-Rei possui vasta herança patrimonial, tanto de “pedra e cal” quanto bens intangíveis. São importantes entre outros os seguintes monumentos:

Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar

Fortim dos Emboabas

Igreja de Nossa Senhora do Carmo

Igreja de São Francisco de Assis Paço Municipal de São João Del-Rei Teatro Municipal

Biblioteca Municipal “Baptista Caetano d’Almeida” Museu de Arte Sacra

Solar da Baronesa Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus do Monte(Senhor dos Montes)

Igreja de Nossa Senhora das Mercês