SERRANOS MG

945507_497345893653173_2139956494_n

Cachoeira dos Dantas – Serranos MG

Serranos, antigo distrito criado em 1840/1891 com a denominação de Bom Sucesso dos Serranos (a partir de 1923: Serranos) e subordinado ao município de Aiuruoca, foi elevado à categoria de município pela lei estadual nº 1039 de 12 de dezembro de 1953.

O município localiza-se no sul do estado de Minas Gerais. Com uma área de 330 km², o aspecto geral do seu território é montanhoso. A sede municipal está a 1.009 metros acima do nível do mar e a igreja matriz está a 950 metros de altitude. “Tem “coordenadas geográficas 21º 13´36” de latitude sul e 44º 05´09” de longitude oeste. Dista da capital do estado, em linha reta, 215 km no rumo sudoeste. Sua população recenseada em 2010 era de 1.996 habitantes

O acesso à sede do município é feito pela rodovia AMG-1020.

 

Primeira Capela

A primeira capela foi construída com doações de Antônio de Oliveira, filho de Domingos de Oliveira no ano de 1724. É o primeiro documento oficial que se conhece sobre a atual cidade. Antônio era considerado um homem piedoso e temente a Deus, e assim tratou de erguer, certamente com muitas dificuldades um modesto templo que foi dedicado ao Menino Deus e a Nossa Senhora do Bom Sucesso. E fez subir um pedido ao Bispado do Rio de Janeiro, para onde pertencia todo o território mineiro.

Construção da Nova Capela

Dez anos depois de construída a segunda capela, foi levantada uma terceira, no tempo do capelão Padre Luís José de Almeida, que trabalhou muito para a igreja. A Capela de Nossa Senhora do Bonsucesso de Serranos, filial da Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Aiuruoca do Rio das Mortes, a capela abrange Fabrica da Matriz Igualmente, que tem livros e documentos pertencentes à mesma Capela e será esta registrada no livro de Registros Geral. Foi construída com apoio e ajuda dos moradores. E depois de ereta e decentemente paramentada com ornamentos de quatro cores.

Em 1788 o padre capelão de Serranos desejou obter da Santa Sé uma Indulgência Plenária para a Igreja de Serranos fazendo o requerimento ao Papa Pio VIU, se dignou conceder a graça, que é revalidada até a atualidade no dia de jubileu, nos dias 06 e 8 de setembro, por meio da reza de um Pai Nosso. A paróquia de Serranos fica lotada a cada ano, quando chegam setembro e com ele o dia do jubileu. Trata-se de uma imensa massa de fiéis, que a cada ano aumentada, que vão à paróquia para se beneficiarem das Indulgências. À noite, no Desfile processional, a Praça da Matriz é aclamada em hinos de aclamações à Maria.

Nova Capela

Cachoeiras de Serranos

– CACHOEIRA DOS DANTAS

2 km DE SERRANOS PELA ESTRADA DE SERRANOS A ANDRELÂNDIA.

– CACHOEIRA DO JUAREZ

2 km DE SERRANOS PELA ESTRADA DE TERRA QUE LIGA Serranos a BR 267.

– CACHOEIRA DO ADEMAZINHO

10 km DE SERRANOS PELA ESTRADA DE SERRANOS A SÃO VICENTE DE MINAS