Soledade de Minas MG

 

Trenzinho Maria Fumaça viagem de Soledade de Minas a São Lourenço MG Principal atração Turística de Soledade de Minas.

dsc01337

 

Soledade de Minas é uma cidade localizada no sul de Minas Gerais, na microrregião de São Lourenço, na região da Estrada Real e do Circuito das Águas.

 Encontra-se localizada no extremo sul de Minas, na região conhecida por Circuito das Águas. A cidade destaca-se pela localização privilegiada, há 5 km de São Lourenço e 19 km de Caxambu, famosas estâncias hidrominerais do país, nota-se ainda a proximidade com os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, estando há aproximadamente 60 km de ambas as divisas.

Com quase 6 mil habitantes com um território de quase 200 quilômetros quadrados, a zona rural da cidade é exuberante. Moldada pelas montanhas da Serra da Mantiqueira, o município conta com vários locais de vista panorâmica da cidade e região, como a Torre da Embratel e o Alto da Cruz. A principal atividade econômica da cidade é a agricultura, com forte potencial para o turismo atualmente. Na zona rural do município encontram-se inúmeras fazendas de gado leiteiro e de café. Os principais bairros da cidade são: Centro, Nossa Senhora de Fátima, Olaria, Corte, Jardim Primavera, Pedreira (região urbana) e Freitas, Marimbondo, Invernada, Paiol, Mato Dentro, Conquista, Imigração, Lemes, Posses, Conchas, Poços, Barra Bela, Soledade Velha, Porto Velho, Raul Chaves, Embratel, dentro muitos outros (região rural).

FERROVIA

A vida ferroviária em Soledade de Minas teve seu auge há anos atrás, quando a cidade era um dos principais entroncamentos ferroviários do Sul de Minas, muito gente passou pelo município, que à época era o mais movimentado da região em virtude da quantidade de trens que por lá passavam, os que vinham da cidade paulista de Cruzeiro e seguiam para Três Corações são exemplos de ramais que passavam pela simpática cidade. Desde 2000, a ferrovia volta a fazer parte dos munícipes, trazendo milhares de turistas que fazem o passeio pelo Trem das Águas; um importante ícone turístico da região. Estes turistas fazem uma linda viagem ao tempo pelas linhas Férreas entre Soledade e São Lourenço, são 10 km de uma estação a outra que remetem ao passado e cruzam paisagens deslumbrantes às margens do Rio Verde. O passeio pode ser feito aos fins de semana. Na estação local há um Museu Ferroviário, um recém-inaugurado Centro de Artesanatos, onde pode-se degustar as maravilhas da cozinha mineira, como o pão de queijo, além dos doces e compotas, e claro, ali também há barraquinhas para a compra de lembrancinhas da região.