Tiradentes vence Concurso de Queijo Minas

Queijo produzido na cidade é eleito o melhor do Campo das Vertentes pela 2ª vez

 

 

A décima edição do tradicional concurso Queijo Minas Artesanal consagrou os sete melhores queijos de Minas Gerais. A competição foi o destaque do último dia do Festival Gastronômico de Tiradentes, 27. A queijo produzido pela tiradentina Lúcia Maria Resende foi eleito pela segunda vez consecutiva o melhor do Campo das Vertentes.

O concurso premiou os melhores produtores de sete regiões do estado: Campo das Vertentes, Araxá, Triângulo Mineiro, Cerrado, Serra do Salitre, Canastra e Serro. A premiação contou com a presença do Governador Fernando Pimentel, do secretário de Estado de agricultura, Pecuária e Abastecimento, do presidente da Emater-MG, Glênio Mariano, do diretor da Codemig, Marco Antônio Castello Branco e do deputado federal Reginaldo Lopes durante a cerimônia de premiação.

 

VENCEDORES

Representando o Queijo “Sabores do Sítio”, Lúcia Maria Resende foi vencedora do Campo das Vertentes. “Serra Negra Sapecado”, de Antônio Lino Rosa, foi vencedor da região do Cerrado. Sandra Pereira foi a premiada da Serra do Salitre, e Helenice Maria Silva venceu pela região da Canastra.

Produzido por Moisés Antônio Barbosa, o queijo “Ouro Fino” foi o vencedor da região do Serro. Vindo de Araxá, Reinaldo de Lima recebeu a premiação por seu “Sitio Real. Completando a lista de premiações, Patrício Fernandes foi primeiro colocado do Triângulo Mineiro com o queijo “Fernandes”.

O Concurso Estadual de Queijo Minas Artesanal foi promovido pelo Governo de Minas Gerais e pela EMATER-MG, vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com o Projeto Fartura Gastronomia.

Governador parabeniza vencedores do Concurso Foto: Omar Freire/Imprensa MG

CIDADES CRIATIVAS

 

O governador Fernando Pimentel também foi um dos incentivadores homenageados pelos organizadores do festival. Durante a cerimônia, ele anunciou a candidatura de dois municípios mineiros à Rede de Cidades Criativas da Unesco. Belo Horizonte e Tiradentes irão disputar o título no segmento de Gastronomia..

A Rede de Cidades Criativas da Unesco foi instituída em 2004 e já congrega 116 cidades de 54 países nos campos da Gastronomia, Literatura, Artesanato, Música, Audiovisual, Design e Mídia.

Fonte: Folha das Vertentes / São João del Rei MG – http://www.folhadasvertentes.com/tiradentes-vence-concurso-de-queijo-minas/