O ecoturismo ou turismo de natureza é um segmento de atividade turística

O ecoturismo ou turismo de natureza é um segmento de atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas No entanto, a definição de ecoturismo é difícil de aplicar e de controlar, gerando muitas discussões entre especialistas.

O ecoturismo é um segmento turístico que proporcionalmente mais cresce no mundo, enquanto o turismo convencional cresce 7,5% ao ano, o ecoturismo está crescendo entre 15 a 25% por ano.

Embora o trânsito de pessoas e veículos possa ser agressivo ao estado natural desses ecossistemas, os defensores de sua prática argumentam que, complementarmente, o ecoturismo contribui para a preservação dos mesmos, é um dos principais meios de educação ambiental e permite a integração e desenvolvimento econômico das comunidades locais em áreas de preservação ambiental.

Ecoturismo é também um segmento turístico em que a principal motivação do turista é a observação e apreciação da natureza, contribuindo para sua preservação.

 

 

Característica

Para que uma atividade possa ser considerada como de Ecoturismo, ela deve garantir: Conservação dos recursos naturais e culturais. Gerar benefícios para as comunidades receptoras; e garantir a Educação Ambiental.

 

O ecoturismo é percebido pelos seus adeptos ou tende a ser promovido como

  • Uma forma de praticar turismo em pequena escala;
  • Uma prática mais ativa e intensa do que outras formas de turismo;
  • Uma modalidade de turismo na qual a oferta de uma infra-estruturarde apoio sofisticada é um dado menos relevante;
  • uma prática de pessoas esclarecidas e bem-educadas, conscientes de questões relacionadas à ecologiae ao desenvolvimento sustentável, em busca do aprofundamento de conhecimentos e vivências sobre os temas de meio-ambiente;
  • Uma prática menos espoliativa e agressiva da culturae meio-ambientes locais do que formas tradicionais de turismo.

Como deve ser feito

Foto: Tripadvisor

 

O Ecoturismo define-o como um estado ideal de um turismo que

  • Minimiza seu próprio impacto ambiental;
  • Patrocina a conservação ambiental;
  • Patrocina projetos que promovam igualdade e redução da pobreza em comunidades locais;
  • Aumente o conhecimento cultural e ambiental e o entendimento intercultural;
  • E que seja financeiramente viável e aberto a todos.
  • Minimizar impactos
  • Desenvolver consciência e respeito ambiental e cultural;
  • Fornecer experiências positivas para ambos visitantes e anfitriões;
  • Fornecer benefícios financeiros diretos para a conservação;
  • Fornecer benefícios financeiros e poder legal de decisão para o povo local;
  • Elevar a sensibilidade pelo contexto político, ambiental e social dos países anfitriões;

A atividade, como presentemente configurada em muitas partes do mundo, é confundida com o turismo de aventura e, de fato, há quem inclua esta última, assim como outras nomenclaturas dadas ao turismo (por exemplo: turismo rural, turismo responsável, turismo ecológico, turismo alternativo, turismo verde, turismo cultural) como partes ou derivações de uma generalização chamada ecoturismo.

Princípios do ecoturismo

Da natureza nada se tira a não ser fotos.

Nada se deixa a não ser pegadas.

Nada se leva a não ser recordações.

Atividades consideradas ecoturismo

O ecoturismo ou turismo de natureza é um segmento de atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas.

 

Passeios a cavalo

Uma das formas mais apaixonantes de se conhecer um lugar é a cavalo. Aproveitando longos passeios, em terrenos que talvez tomariam muito mais tempo a pé, desfrutando da beleza das paisagens e a diversão da cavalgada, sendo que o contato do participante é praticamente só com o amigo de quatro patas.

Snorkeling

O esnórquel, em português, é um esporte aquático onde o participante pode explorar todas as maravilhas que só se podem ver por baixo d’água. Utilizando máscara de mergulho, pés de pato e um tubo para respirar, pode-se passar longo período submerso, o que permite ter vistas incríveis tanto da vida marinha como e rios e lagos.

Ciclo turismo

Usar a bicicleta como meio de transporte alternativo para viajar é uma maneira e tanto de percorrer grandes distâncias apreciando tudo que a jornada tem a oferecer. Além de ter pouquíssimo impacto ambiental , essa forma de turismo é uma escolha muito saudável, onde o viajante mantém a distância social e aproveita o que a viagem tem de melhor.

Uma rota amada por entusiastas no Brasil é a Estrada Real, que liga o litoral do Rio de Janeiro às antigas regiões de extração de ouro em Minas Gerais.

Trekking

Trilhas e caminhadas na natureza, com duração de mais de um dia, quando é necessário ao praticante montar acampamento. O trekking é a forma perfeita de aproveitar fins de semana sem comprometer o distanciamento social.

Hiking

Para aqueles que querem a conexão com a natureza em uma caminhada, sem precisar pernoitar, existe a opção do hiking. Trilhas e passeios em parques, reservas e afins, onde o participante pode completar seu objetivo em algumas horas.

Caiaque e Canoagem

Usando remo e a canoa (ou caiaque) e o equipamento de segurança adequado, o participante pode desbravar lagos, rios e costas sem impacto ambiental e com direito a muita adrenalina, caso assim deseje.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *